quarta-feira, 7 de julho de 2010

Que olhos grandes você tem

Garotas copiam os olhos grandes e coloridos da cantora Lady Gaga com lentes de contato especiais importadas da Ásia

De todas as roupas estranhas e acessórios que Lady Gaga usou em seu vídeo "Bad Romance" quem teria adivinhado que aquilo que iria virar moda seriam seus olhos grandes em estilo mangá vistos quando ela entra na banheira?

Os olhos imensos de Lady Gaga foram provavelmente criados em um computador, mas adolescentes e jovens mulheres de todo o país estão copiando o efeito com lentes de contato especiais importadas da Ásia.

Conhecidas como lentes de círculo, elas são lentes de contato coloridas - às vezes em tons estranhos como violeta e rosa - que fazem os olhos parecerem maiores, porque cobrem não apenas a íris, como as lentes comuns, mas também parte do branco.

"Tenho notado que muitas meninas na minha cidade começaram a usar as lentes", disse Melody Vue, 16, de Morganton, Carolina do Norte, que possui 22 pares de lentes e as usa com frequência.

Ela disse que suas amigas tendem a usar lentes de círculo para tirar fotos para publicar no Facebook.

Essas lentes poderiam ser apenas mais um modismo, se não fosse pelo fato de que são contrabandeadas e que os oftalmologistas já expressaram imensa preocupação sobre elas.

Nos Estados Unidos é ilegal vender qualquer lente de contato - corretiva ou cosmética - sem receita médica, e nenhum grande fabricante de lentes de contato nos Estados Unidos atualmente vende lentes de círculo.

No entanto, as lentes estão amplamente disponíveis online, normalmente por um valor entre US$ 20 a US$ 30 o par, tanto aquelas com prescrição quanto as meramente decorativas.

Em fóruns e em vídeos do YouTube, as adolescentes espalham informações sobre onde comprá-las.

As lentes dão um aspecto infantil e meigo. A aparência é característica de mangás japoneses e também é popular na Coreia do Sul.

As jovens que buscam fama naquele país, conhecidas como "meninas ulzzang", publicam imagens de si mesmas usando as lentes para acentuar seus olhos ("Ulzzang" significa "melhor face" em coreano, mas também é uma abreviação para "bonita").

Agora que as lentes de círculo se tornaram uma mania no Japão, Cingapura e Coreia do Sul, elas estão tomando conta das escolas e universidades americanas.

Dr. S. Barry Eiden, oftalmologista de Deerfield, Illinois, e presidente da seção de lente de contato e córnea da Associação Americana de Oftalmologia, disse que as pessoas que vendem lentes de círculo online "estão incentivando as meninas a evitar cuidados profissionais".

Ele alertou que lentes de contato mal adaptadas podem privar o olho de oxigênio e causar problemas sérios de visão.

No website Lenscircle.com, que é baseado em Toronto, a maioria das clientes é americana - meninas com idades entre 15 e 25 anos, que ouviram sobre as lentes de círculo em comentários feitos no YouTube, disse Alfred Wong, 25, fundador do site.

"Muitas pessoas gostam dos olhos de boneca porque ele é bonitinho", disse. "A tendência está apenas começando" nos Estados Unidos, ele acrescentou, mas "está ficando cada vez mais popular".

Por Catherine Saint Louis

Kirstin Rowland, de Nova York, usa lentes roxas

Nenhum comentário: