quarta-feira, 7 de julho de 2010

Patchwork na parede

CASA(decoração)

Mistura de azulejos em painéis dá toque especial à casa

Roberta Piacenti,


O patchwork, termo inglês que pode ser traduzido como trabalho com retalhos, não pertence somente ao universo da costura. Agora ele também é usado na arquitetura, valendo-se de azulejos com diferentes desenhos e padronagens como já se pode ver até mesmo em alugusn bares e restaurantes, como o L’Entrecote de ma Tante, do chef Olivier Anquier, em São Paulo.

“O azulejo deixou de ser um material usado exclusivamente em áreas molhadas e invadiu outras partes da casa para proporcionar um efeito decorativo”, afirma a designer e arquiteta Calu Fontes, que também cria azulejos exclusivos.
Os painéis podem decorar ambientes como cozinhas, salas, churrasqueiras e varandas, entre outros, sendo aplicados em apenas algumas partes ou cobrir paredes inteiras. A escolha dependerá do efeito que se deseja alcançar. A regra básica é soltar a imaginação e inventar diferentes combinações. “A ideia é misturar”, diz Calu.

Ousadia harmônica
A ceramista e designer têxtil Flávia Del Prá concorda. “Gosto de ousar e fazer várias misturas.” A profissional também é responsável pela criação de azulejos com diversos temas e cores, que, depois de prontos, dão vida a belos patchworks. A inspiração, segundo ela, vem de lembranças, viagens e tendências. “Além disso, as peças são feitas pelo mesmo método industrial, o que garante qualidade e medidas padrão.”

A dica das especialistas para não errar no mix de estampas é buscar harmonia. “É importante integrar o patchwork com a arquitetura e analisar móveis, cores e estilo que regem o ambiente”, diz Calu. De acordo com Flávia, ter critério da seleção das cores também é muito importante.

A arquiteta Calu Fontes lembra a importância de integrar o patchwork ao estilo da arquitetura e mobiliário pré-existente
Azulejos com diferentes estampas podem decorar cozinhas, salas, churrasqueiras e varandas

Azulejos harmônicos compõem painel na sede da Interlegis, em Brasília

Nenhum comentário: