segunda-feira, 28 de junho de 2010

A verdadeira beleza

Envelhecer mantendo uma pele sadia, tratada, com viço, sem manchas e rugas minimizadas. Envelhecer sem apagar as marcas do tempo, mas preservando a saúde da pele e tornando essas marcas menos visíveis. Envelhecer com orgulho de se olhar no espelho e se sentir de bem com a idade. Sem cometer excessos na equivocada busca pela juventude eterna. Sem parecer uma ‘caricatura' de si própria e com orgulho de sua história de vida.

Para mim, o verdadeiro conceito da Dermatologia Moderna está baseado nessas premissas. Envelhecer é inevitável. É um processo natural do nosso organismo. Mas aliando pesquisa e alta tecnologia, é possível retardar os efeitos maléficos do envelhecimento e manter uma pele bonita e saudável por muitos e muitos anos.

“É possível ser uma mulher bonita e desejada aos 20 ou 30 anos, mas também aos 40, 50, 60 ou mais. Muito pior é uma mulher de 50 querer voltar no tempo artificialmente e exibir um rosto ou corpo de 30”

Temos que tirar da cabeça que a beleza só está associada à juventude. É possível ser uma mulher bonita e desejada aos 20 ou 30 anos, mas também aos 40, 50, 60 ou mais. Muito pior é uma mulher de 50 querer voltar no tempo artificialmente e exibir um rosto ou corpo de 30. Na corrida pelo rejuvenescimento a qualquer custo, muitas pacientes acabam exagerando na dose e transformando suas feições, perdendo a expressão e errando a mão nos preenchimentos e procedimentos afins. Precisamos acabar com esse culto exagerado à juventude eterna e apostar em outros caminhos, como o da chamada Dermatologia Preventiva.

Assim como as pessoas praticam exercícios para manter o peso e melhorar o sistema cardiovascular ou trabalham a memória para estimular os neurônios, por que não estimular a produção de colágeno para manter a saúde de sua pele? Isso nada tem a ver com deixar uma pessoa de 50 com aparência de 30, mas sim colaborar para que uma mulher de 50 tenha uma aparência leve, saudável e de felicidade, o que passa por uma pele sem manchas, com boa textura e viço.

Uma pele bem tratada ajuda na melhora da autoestima e na forma como essa pessoa se relaciona, seja em casa com a família, no trabalho ou socialmente. Este sim é o conceito e o caminho da nova Dermatologia. Infelizmente, as pessoas estão com uma ideia ainda muito distante e equivocada do que é rejuvenescer e cabe a nós, médicos-especialistas, passar informação correta e conscientizar a população.

Nenhum comentário: